19.4.09

617



no JN




Câmara pede 32,3 milhões à Banca
INÊS SCHRECK

A Câmara de Matosinhos vai pedir um empréstimo de 27, 3 milhões de euros para financiar 34 obras e votar o contrato de outro crédito, no valor de cinco milhões, para resolver problemas de tesouraria. A dívida aumenta 32,3 milhões.

A contracção do empréstimo de 27,3 milhões de euros vai ser adjudicada à Caixa Geral de Depósitos pelo prazo de 20 anos. O Executivo vai apreciar a proposta depois de amanhã.

De acordo com o documento, a que o JN teve acesso, o crédito servirá para financiar obras candidatadas a fundos europeus, nomeadamente a parte correspondente a capitais próprios. Das 34 empreitadas, 15 são construções, requalificações e ampliações de escolas primárias e jardins-de-infância. Há ainda obras em dois centros de saúde, quatro conjuntos habitacionais (Leça do Balio, S. Gens, Estádio do Mar I e II e Real de Cima) e inúmeras intervenções ao nível do Ambiente, integradas no plano de recuperação da marginal marítima.

Os 34 projectos onde os milhões vão ser aplicados estão elencados na proposta que a vereação vai analisar para não deixar dúvidas. Recorde-se que, depois de Guilherme Pinto anunciar a intenção de contrair um empréstimo (na altura falou em 25 milhões de euros), o deputado do PCP, Honório Novo, avisou que não passaria "cheques em branco" à Câmara e exigiu conhecer os projectos a apoiar.

Ao JN, Guilherme Pinto realçou a importância dos investimentos em causa, frisando que "é o futuro de Matosinhos que está em jogo".

O limite de endividamento bancário a médio e longo prazo do Município de Matosinhos para o ano de 2009 é de 58,7 milhões de euros. Com a contratação do empréstimo a capacidade de endividamento da Autarquia emagrece, passando para os 20,9 milhões.

O Executivo vai apreciar ainda a minuta de um contrato de empréstimo de curto prazo a celebrar com a Caixa Geral de Depósitos, no total de 5 milhões de euros. Este crédito vai servir para colmatar as dificuldades da tesouraria em pagar os salários e outras despesas mensais e facturas.

Em meados de Fevereiro, a Oposição na Câmara de Matosinhos (PCP, PSD e CDS) votou contra o pedido de cinco milhões à banca, mas o PS aprovou.

3 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha, mais um emprestimo para encher os bolsos do poder, para alguns poderem passar mais tempo no hipismo.
E ainda á quem defenda estes Srs.
Santa paciência, não á pachorra,tirem estes gajos.

Um dos atentos.

Anónimo disse...

e no outro tempo, como era? Pior ainda, não conheci gente tão reles como no tempo do barroselas.
só quem não o conheceu é que faz afirmações gratuitas, como esta.
gente reles, inculta, corrupta, sem nível,sem instrução, sem moral, sem ética, sem principios.
A CULPA É DO 25 DE ABRIL.
ABAIXO ESTE POVO de barroselas e abaixo também o zarolho e xico esperto da assembleia do municipio.

espero que ganhe o PSD,
espero que apoiem o Parada
viva matosinhos livre
viva matosinhos limpo
viva matosinhos

VIVA ANTÓNIO PARADA.


um apoiante incondicional

Anónimo disse...

Está visto porque razão temos tantos oculistas em Matosinhos, porque ainda à quem não veja nada , ou não quer ver como Matosinhos cresceu na era do Barroselas.
Inculto, corrupto, sem nível,sem instrução, sem moral, sem ética, sem principios,possivelmente serão aqueles que como este Anónimo aqui escreve desta maneira.
Quanto ao 25Abril que foi o despoletar da evolução do país, se à quem seja contra isso só pode ser FACISTA, ou nem sequer sabe,mesmo que até tivesse estudado,a falta da liverdade de expressão que existia nessa altura,porque a escrever assim possivelmente já tinhas a PIDE/DGS á perna.
O povo do Barroselas é o povo da maioria por muito que custe a alguém, este povo foi,é, e será sempre a maioria porque tem de tudo,gente culta,com nível, com instrução,com moral,com ética e com principios.
Quanto a apoiar o Parada: Não lhe reconheço categoria para presidente, talves para Proxeneta.


O OFTALMOLOGISTA e OTORRINOLARINGOLOGISTA