16.2.09

477










Narciso não exclui ser candidato em Viana 


PAULO JULIÃO, Viana do Castelo
Autárquicas. Defensor Moura cada vez mais longe da recandidatura pelo PS
Perante a possibilidade, cada vez mais real, de Defensor Moura não ser aceite pelo PS para voltar a encabeçar a lista candidata à Câmara Municipal de Viana do Castelo, que lidera há 15 anos, várias alternativas começam a ser colocadas em cima da mesa para a lista oficial do partido. Um dos nomes mais falados nos bastidores políticos é o de Narciso Miranda, o antigo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, e que é, aliás, natural de Barroselas, uma freguesia do concelho de Viana do Castelo. 

Em declarações a uma rádio local de Viana do Castelo, Narciso Miranda comentou essa possibilidade com uma resposta que o próprio classificou como "enigmática". "Se sou candidato? É uma pergunta surpreendente. É gratificante para mim [ser apontado como candidato], pela minha relação de afecto à minha terra. Mas só digo isto, mais nada", afirmou Narciso Miranda, em declarações à rádio Geice, dizendo "desconhecer completamente" o facto de ser um dos nomes apontados como potencial candidato socialista à Câmara de Viana. De qualquer forma, não confirma nem desmente a possibilidade, pelo que deixa a dúvida no ar. 

Após o 25 de Abril, com 26 anos, Narciso Miranda entrou na política concorrendo às primeiras eleições autárquicas democráticas, como número dois da lista apresentada pelo PS à Câmara de Matosinhos, onde chegou, pela primeira vez à presidência, em 1977, sendo reeleito sucessivamente, mantendo o cargo durante 29 anos. Uma rixa entre facções rivais do PS local na lota de Matosinhos durante a campanha para as eleições europeias de 2004, que precipitou a morte, por paragem cardíaca, de Sousa Franco, cabeça de lista do partido ao Parlamento Europeu, marcou a retirada de Narciso Miranda da política activa. Em Matosinhos foi substituído por Guilherme Pinto, até aí vice-presidente da autarquia. 

Perante a possibilidade de tentar regressar à Câmara de Matosinhos mas como independente, o próprio PS poderá ter algum interesse neste tipo de solução, de forma a não colocar em causa nenhuma das duas autarquias, num cenário que, em Viana, cada vez mais começa a ser certo que, pelo menos pelo partido, Defensor Moura não será o candidato. Uma candidatura liderando uma lista independente ou acabar a carreira política como deputado, são cenários que Moura não rejeita.


Será que as sondagens andam a dar assim tão maus resultados?       DN

1 comentário:

Anónimo disse...

Que và para là que se foda ...

Janelas