30.6.11


Investigação da PJ: Financiamento da candidatura à Câmara de Matosinhos

Prometia empregos e cobrava milhares

Narciso Miranda, que foi candidato independente à Câmara de Matosinhos nas últimas eleições, é suspeito de vender promessas, cargos de vereação e empregos na autarquia a financiadores da campanha para a presidência que acabou por não conquistar em 2009. O histórico socialista, que não teve apoio do partido naquelas eleições, está sob investigação da Polícia Judiciária do Porto, conforme o CM avançou ontem.
Por:Manuela Teixeira/ Tânia Laranjo



Narciso, com quem o nosso jornal tentou ontem insistentemente falar, sem sucesso, é suspeito de ter arrecadado milhares de euros que seriam alegadamente para financiar a candidatura mas que foram desviados para as contas bancárias pessoais do candidato. Para obter o dinheiro Narciso convencia alguns potenciais apoiantes de que ia reconquistar a Câmara de Matosinhos, garantindo os vulgarmente chamados ‘tachos políticos ’, com lugares importantes na edilidade, a quem financiasse a campanha.
O esquema foi detectado em duas conversas telefónicas interceptadas no âmbito da investigação a funcionários das Finanças por crimes de corrupção. Não existirá relação directa com este caso, pelo que foi extraída certidão para abertura de um processo autónomo.
Perante os indícios de apropriação indevida de dinheiros, a PJ fez anteontem buscas à casa de Narciso Miranda, em Matosinhos. E ainda na antiga sede da candidatura ‘Matosinhos Sempre’, que Narciso mantém no centro da cidade.
Uma das conversas telefónicas de Narciso durante a campanha envolve a presidente da Câmara da Trofa, Joana Lima. À autarca do PS, que conquistou em 2009 a câmara ao PSD, Narciso cobrava favores no âmbito de lugares políticos e empregos nas autarquias socialistas. A PJ fez buscas na Câmara da Trofa e em casa de Joana Lima.
O CM tentou falar com Narciso Miranda e Joana Lima. O primeiro não atendeu o telemóvel e a segunda teve o aparelho desligado. 

Sem comentários: