7.7.09

941










Acabo de ler no Portugal Socialista, perdão, no Matosinhos Hoje, a notícia da inauguração da casa Casa Mortuária de Perafita.
Casa e não capela, como foi expressamente decidido na Assembleia Municipal de 18/9/2008.
No entanto, da notícia alcança-se que teve benção pelo pároco da freguesia; e que na alocução que este fez, ainda segundo o prestigiado semanário, o «considerou uma ante-câmara para chegar a Deus e ( o ) um espaço como um local fundamental para entender a vontade de Deus: "Viver e ressuscitar em Cristo"».
Ora,
Quer a Câmara quer a Junta de Freguesia são órgãos do poder local do Estado.
E o Estado, e os órgãos políticos não tem religião, sendo que um dos seus princípios fundamentais é o da igualdade de todos os cidadãos.
E, portanto, as estruturas públicas ao serviço dos cidadãos também não tem religião nem credo nem podem estar votadas a qualquer uma delas.
Ao fazer esta inauguração sob a «capa» da igreja católica e com menções expressas à fé católica transmitiu-se, pelo menos, a ideia de se estar a inaugurar uma estrutura destinada àquela prática confessional.
O que desde logo afasta, ou incomoda, os crentes das demais religiões.
E os ateus.
Que são tão cidadãos como os católicos.
Pergunto-me mesmo se quem usar aquela instalação pública, e não for católico, se vê confrontado com a presença de símbolos e imagens próprios do catolicismo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei Leixão, essencialmente dos ultimos parágrafos,mas como lidar com a Igreja Católica Apostólica Romana dá votos, então o PS até vende a alma ao Diabo para obter o que pretende. São uma cambada de impostores, " Fariseus", mas Deus vai castiga-los! Ai vai, vai.
M M

Anónimo disse...

Força leixao Idem gostei nomeadamente a essa do dito jornal que gere um covil de hipocritas bufos e vira casacas consoante o vento que sopra na casa amarela ..

Essa gente do matosinhos hoje é sem duvida gente sem escrupulos e oportunistas ...

Albano

AS ARMAS!!! disse...

Aquele sujeito que está na foto do lado esquerdo, com a mão proxima da testa, parece mesmo o socratinice!!!! O «home» é um trapaceiro. Nâo tem classe. Digam-me de onde veio, o que fez na vida e,se puderem, para onde vai.Que ideologia tem. Qualquer ser humano, para o ser, tem de ter ideologia. Este «home» é oco. Bate-se na «borda», como nas pipas, e sente-se, pelo som, que está vazio.
Sem dar contornos politicos à «coisa», há, por acaso, alguma semelhança, de sentido de Estado,de classe, de intelectualidade, entre Adriano Moreira, alvaro cunhal, mario soares, sá carneiro, adelino amaro da costa,mesmo Durão Barroso, por exemplo, e esta «gentalha» que nos «desgoverna»????
Não, redondamente não.

leixão disse...

Parece-me curioso que só o Adriano Moreira e o Durão Barroso tenham direito a maiúsculas.
Mas, quem sabe, foi uma questão de digitação.

AS ARMAS !!! disse...

Tens razão Leixão, foi mesmo uma questão de digitalização. Não foi de propósito. Se reparares tive o cuidado de exemplificar com quse todas as correntes de opinião politica.