27.5.09

748

Guia de voto nas Eleições Europeias de 2009

no inÉPCIA



BE

Cabeça de lista: O irmão do outro

O essencial: Em Portugal e na Europa, o Bloco é fundamentalmente do contra. Contra as instituições, contra o poder, contra quem apoia o poder e contra quem está na oposição. De vez em quando, até são contra os próprios companheiros de partido. Como grande projecto para os próximos anos, os candidatos bloquistas a deputados europeus pretendem exigir a unificação das casas de banho sexistas dos edifícios do parlamento em grandes urinários/defecários abertos a todas as identidades sexuais, etnias e estilos de vida.

CDS-PP

Cabeça de lista: Nuno Melo

O essencial: O partido pode estar longe dos seus tempos áureos, mas o CDS confia que a apresentação de um candidato às europeias que toma mais banhos por semana do que todos os outros juntos  bastará para conquistar uma boa percentagem do eleitorado.

CDU

Cabeça de lista: Dona Ilda, do 3º Esq.

O essencial: A CDU apresenta-se a estas eleições europeias com três objectivos. O primeiro é provar, mais uma vez, que os seus eleitores se mantêm fiéis mesmo que o cabeça de lista seja uma batata com pernas e braços. O segundo é manter a ilusão de que Os Verdes são um partido real e não apenas uma justificação para retirar a palavra “comunista” do boletim de voto. O terceiro é qualquer coisa a ver com trabalhadores ou assim.

MEP

Cabeça de lista: Laurinda Alves

O essencial: O Movimento Esperança Portugal pretende levar ao Parlamento Europeu a voz dos cidadãos comuns, mas, como os cidadãos comuns são um pouco desbocados, raramente se lavam e não sabem vestir, o movimento esconde-os todos atrás de Laurinda Alves.

MMS

Cabeça de lista: Carlos Gomes

O essencial: O Movimento Mérito e Sociedade esgotou-se na procura bem-sucedida de um significado alternativo para MMS. Esperam que o reconhecimento da sigla pelos utilizadores mais entusiastas das mensagens telefónicas multimédia baste para conseguir votos.

MPT

Cabeça de lista: Pedro Quartin Graça

O essencial: Integrando-se no movimento europeu Libertas, o Partido da Terra promete lutar activamente por uma melhor União Europeia para os cidadãos, uma União Europeia que nos trate por tu, nos pergunte pela família e se ofereça para nos pagar bicas e pastéis de nata. Há sonhos bonitos…

PH

Cabeça de lista: Luís Filipe Guerra

O essencial: O Partido Humanista apresenta como principais propostas a defesa de tudo o que é bonito e sensato. Mesmo assim, muitos poderão achar demasiado radical a proposta de proibir o uso de roupa interior em todo o espaço europeu.

PCTP/MRPP

Cabeça de lista: Orlando (Garcia Pereira) Alves

O essencial: O PCTP/MRPP já teve ideais políticos muito vincados, mas ninguém no partido se lembra do sítio onde estes foram guardados algures nos anos 70. Farto de ser, em cada eleição, um dos candidatos de voz mais sensata em quem poucos votam por ser de um partido esquisito, Garcia Pereira submeteu-se a cirurgia plástica e apresenta-se agora com nova cara e nome fictício.

PNR

Cabeça de lista: Humberto Nuno de Savimbi e Oliveira

O essencial: A maior preocupação do PNR é sempre a mesma em todos os actos eleitorais. Desviar a atenção dos eleitores com referências constantes à imigração como fonte de todos os males do mundo. Assim, continuarão a ocultar à opinião pública que nem as avós angolanas que muitos escondem nas suas árvores genealógicas bastam para impedir que os dirigentes e militantes tenham pilas microscópicas (com excepção das militantes e dirigentes femininas, que são bastante dotadas nesse campo).

POUS

Cabeça de lista (póstuma): Carmelinda Pereira

O essencial: Por engano da Comissão Nacional de Eleições, o POUS continua a figurar nos boletins de voto, mesmo que o último militante do partido tenha falecido em 1997.

PPD/PSD

Cabeça de lista: Paulo Rangel

O essencial: Além da eterna cruzada para provar que “os outros” são muito piores do que eles próprios, o PSD definiu como objectivo global para as eleições de 2009 quebrar o recorde mundial do número de cartazes de propaganda com candidatos debruçados sobre um parapeito imaginário.

PPM

Cabeça de lista: Frederico Duarte de Carvalho

O essencial: O presidente do PPM é Nuno da Câmara Pereira e Gonçalo da Câmara Pereira é um dos vice-presidentes. Acho que fica tudo dito.

PS

Cabeça de lista: José Sócrates (espreitando sobre a cabeça de Vital Moreira)

O essencial: Além da eterna cruzada para provar que “os outros” são muito piores do que eles próprios (ver acima), o PS decide acalmar a normal antipatia sentida para com o partido do governo, sacrificando à populaça faminta e desempregada um conceituado constitucionalista, facilmente alvejável por toda a sorte de projécteis improvisados.

1 comentário:

Manuel Silva disse...

Já tenho voto definido...e vou Votar...