14.4.10

1996


... Porque ainda há socialistas!

Por mais estranha que a ideia possa parecer a quem anda desalentado por aquilo que vê, a verdade é que entre os militantes do Partido Socialista ainda podem encontrar-se alguns socialistas. Aqui chegados, há que definir o que se entende por "socialista". Como só disponho de poucas linhas, terei de me ficar por uma ideia geral: para mim, um socialista é alguém que deseja uma sociedade tão solidária quanto possível e com o menor número também possível de diferenças entre os seus membros.
Acredito que a princípio o PS tivesse esses ideais em vista, mas depois chegou o dia em que um seu dirigente se viu obrigado a meter o socialismo na gaveta (disse ele); com o passar dos tempos, os seus sucessores tiraram o socialismo da gaveta e meteram-no na lata do lixo da História (digo eu).
Portanto, os socialistas arriscam-se a tornar-se uma raridade no país em geral e no PS em particular, pelo que é conveniente, para que deles se guarde memória, que os seus nomes fiquem registados. A lista não é grande, mas recentemente mais dois se destacaram: o dr. João Soares e António José Seguro. Porque ambos, publicamente, demonstraram a sua revolta pela política de remunerações que se pratica em empresas com capitais públicos (já sabem do que falo). É "uma imoralidade", palavras de A. J. Seguro, pagar a um administrador qualquer coisa como 1700 contos por dia, que é o que ganha em quatro ou cinco meses quem tem um emprego razoável.
É reconfortante que, sendo o PS quem está no Governo, apareçam socialistas indignados por verem que o Estado, que tanto exige de todos nós, seja tão escandalosamente pródigo com meia dúzia de pretensos "talentos imprescindíveis". De facto, só há uma palavra para isto: imoralidade. Bom foi que tenha sido um socialista a dizê-la!

Sérgio Andrade

1 comentário:

Anónimo disse...

Já escrevium comentário a esta mesagem, mas ainda não foi publicitado ou mostrado ou dado a lêr aos visitadores deste "BLOGUE". Era a respeito de na altura, têr havido três MOÇÕES a um Congresso do PS.-lº)Afecto ao Mário Soares, na altura Secre.-Geral;-2º)Afecto há maioria de quadros do PS(denominado de SECRETARIADO);-3º)Esquerda Laboral, tendo como principal subscritor,na altura Marcelo Curto(PÃE e MÂE) da chamada INTER, mas como sempre, os Sindicalistas do Partido tinham que sêr afectos ao Secretário-Geral, senão... . Por isso, inventou A UGT, ficarei por aqui.