29.9.09

1285

texto do Rui Viana Jorge




Especulações Eleitorais

A pouco mais de 8horas da comunicação do Sr Aníbal, apeteceu-me especular com os cenários pós eleitorais.

Lamentavelmente sentou-se no Palácio de Belém, um cavalheiro que na minha opinião, não tem estofo político nem cultural para ocupar o cargo que ocupa. Não vou perder tempo a analisar o que irá dizer logo à noite (possivelmente, não irá dizer nada), porque mesmo que houvesse algo de muito grave o sr. Aníbal não tem “tubaros” que cheguem para tanto.


Vamos então aos cenários que podem aparecer:

1-PS governa sozinho e à vista: é o mais provável, e garante-nos eleições legislativas para daqui a 2 anos (será menos?).

Com este cenário iremos ter sem acordo prévio o bloco central de interesses (PS,PSD,CDS) a funcionar, deixando uns rebuçados “sociais” para a esquerda (BE,CDU).

2-PSD e CDS, já conversaram, já se entenderam, e vão dizer ao sr. Cavaco, que juntos têm mais percentagem que o PS.

Se isto acontecer, acredito que o dito senhor, com a falta de senso comum se sentirá tentado; depende da posição/garrote que o PS seja capaz de fazer aos dois partidos que tem á sua esquerda.

3-PS promete (???) ao CDS uns lugarzitos no Governo, bem como a aceitação de algumas reacionarices (que não são contra natura) e formam governo de maioria absoluta (Va de rectro Satanás).

4-O sr. Cavaco dá-lhe uma de líder, e nomeia um Governo de inspiração Presidencial.

O que tem de bom a especulação é que uma delas está certa.


Um apontamento final:

Perante os resultados eleitorais Portugueses Zapatero (PSOE) apressou-se a dar à estampa que o projecto do TGV já não corria riscos; querem ver que a dona Manuela tem razão!


ruivianajorge@kanguru.pt

1 comentário:

Arrastão disse...

Desculpem o abuso. Mas só para informar que o Arrastão está a fazer um inquérito às intensões de voto nas próximas autárquicas em 38 concelhos. Maia é um deles. Se quiserem ajudar a divulgar... Obrigado.