12.9.09

1200

Candidatos do PS por Viana vão lutar contra as portagens na A28

Por Andrea Cruz

Candidatos socialistas contestam portagens na A28, porque o índice de poder de compra do distrito está "abaixo da média nacional"


Os candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral de Viana do Castel garantiram ontem que se irão opor à introdução de portagens na A28, entre Viana do Castelo e o Porto. A promessa foi deixada à margem da conferência de imprensa de apresentação do programa eleitoral às legislativas de 27 de Setembro. A cabeça de lista, Rosalina Martins, lembrou que o índice de poder de compra do distrito "continua abaixo da média nacional" para justificar "o compromisso de pugnar" para que a medida não seja aplicada.
O número três, Jorge Fão, recordou a promessa governamental de isenção do troço que atravessa o distrito, "face aos indicadores económicos" que a região apresenta. Quanto à via restante, o actual deputado defendeu que, em articulação com as autarquias afectadas, "deverão ser reavaliados" os critérios, o PIB per capita e o índice de desenvolvimento económico, que sustentam a decisão de portajar as vias sem custos para o utilizador (SCUT). "A situação sócio-económica do país sofreu alterações em relação à quatro anos devido à crise. É preciso reavaliar os parâmetros", sustentou.
Defensor Moura, que ocupa o segundo lugar da lista, manifestou-se disponível para integrar a contestação à cobrança de portagens, mas sublinhou que se irá "bater pela igualdade" nesta questão. Para o autarca, com mandato suspenso na Câmara de Viana, se o critério de decisão é o índice de poder de compra, este tem de ser aplicado em todo o país.
"Há muitas regiões com poder de compra mais alto e que vão ter SCUT sem portagens. Se há portagens para uns, há para todos", sublinhou.



Talvez fosse oportuno recordar aos candidatos do PS no distrito do Porto a moção aprovada no ultimo congresso da Federação quanto à introdução de portagens nas SCUTS, e que estão vinculados a essa moção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero recordar que estando as portagens previstas desde 2004, com o governo PSD/CDS-PP, e depois com o governo PS que por várias vezes disse que isso iria acontecer a curto prazo, tal só não aconteceu porque foram desenvolvidas lutas de grande dimensão. Mas nessas lutas nunca estiveram os deputados do PS de Viana ou do Porto que, aliás, as procuraram desmobilizar. Agora, até 11 de Outubro, têm outro comportamento. Quem esteve no terreno, com o seu claro apoio, foram os deputados e outros eleitos da CDU. Sublinho que no Programa Eleitoral desta força política para o distrito do Porto lá consta o repúdio das portagens. Não adianta até o Narciso vir dizer que é contra. Mas ninguém o viu fazer o que quer que fosse. Saude-se "O Leixão" que esteve sempre com esta causa. Talvez, também por isso, esteja a incomodar algumas pessoas.