9.3.11

do modo de vida socretista

ENERGIA

Presidente da EDP Renováveis ganhou 593 mil euros com prémio

por Ana Suspiro
Ana Maria Fernandes recebeu um bónus anual de 209 mil euros em 2010 e mais que duplicou o vencimento face a 2009
A presidente executiva (CEO) da EDP Renováveis, Ana Maria Fernandes, recebeu no ano passado uma remuneração de quase 593 mil euros. Este valor, divulgado no relatório do governo da sociedade da subsidiária da EDP, representa um aumento de 140% em relação ao vencimento recebido em 2009, incluindo um prémio anual.
Para além da remuneração variável, o vencimento fixo da gestora também subiu face ao ano passado. Ana Maria Fernandes e o resto da equipa foram propostos para um novo mandato à frente da EDP Renováveis. A novidade no futuro conselho de administração da empresa, que vai a votos a 18 de Abril em Oviedo, é a nomeação como administrador de Rui Teixeira que já desempenhava funções na área financeira. 
A EDP Renováveis pagou no ano passado 1,158 milhões de euros ao seu conselho de administração e comissão de auditoria. Este total representa um crescimento de mais de 50% do que em 2009. Só a CEO ganhou prémio.
Os restantes administradores executivos que acumulam funções com o conselho da EDP não receberam salário. Em 2009, o vencimento da gestora na EDP era ajustado em baixo para acomodar o salário na EDP Renováveis. 
A EDP Renováveis optou por não distribuir dividendos pelos resultados de 2010, uma decisão que suscitou um pedido de esclarecimento da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários por contrariar as indicações dadas no prospecto da oferta pública de venda.
Apesar da forte desvalorização em bolsa da filial da EDP, os analistas não antecipam que a eléctrica nacional siga os passos da Iberdrola e lance uma oferta para retirar a Renováveis da cotação.   



.

1 comentário:

Livre Pensador disse...

Isto acontece,porque estes senhores trabalham 25 horas por dia. Afinal a crise é para a maioria?!